segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dança da cadeiras nos perfis mais seguidos ainda gera polêmica

Eu gosto de rankings. Todo mundo gosta de rankings.

Se não fosse assim, por que existiriam corridas (que gastam milhões pelo simples prazer de competir), olimpíadas (a última teve o quadro de medalhas manipulado pela mídia americana) ou palestrantes que insistem que você é um vencedor porque o espermatozoide foi o primeiro a fecundar o óvulo da sua mãe (essa já é apelação!)?

Deve ser por isso também que existe o Livro dos Recordes, assim qualquer um pode ser o primeiro em alguma coisa, basta usar um pouco de criatividade.

E na internet não seria diferente. Lembro que quando o Orkut começou a se popularizar no Brasil, alguns usuários conseguiam lotar um perfil com 1.000 amigos e, não satisfeitos, criavam o perfil II, III, IV e assim por diante. Outros, reclamavam que o Orkut não sabia contar! Ué, e rede social precisa saber contar?

O Twitter ainda é um site relativamente novo no Brasil, mas o sucesso do serviço já provoca disputas por popularidade. O primeiro ranking surgiu em agosto de 2007, sugerido pelo @fseixas e criado pelo @crisdias. Causou uma pequena polêmica naquela época já que haviam poucos brasileiros cadastrados.

Hoje, com milhares de brasileiros, um lugar entre os mais seguidos se tornou objeto de desejo de muita gente.

  1. Júlio Yam
    julioyam @anfenoju Amigo, torço pra ti ser o primeiro na lista dos + seguidos no Br. Tu vai conseguir. Sei que você sabe o macete. A lógica da coisa!
  2. brazilians
    brazilians Perfil brasileiro com maior número de seguidores é suspenso: http://migre.me/4zI
  3. Fabiano Angélico
    fangelico O extinto @anfenoju tá de volta: @MagazineBrasil. Ele não é a cara do Mestre dos Magos (Caverna do Dragão) de óculos?
  4. Danilo
    letsvamos Eu não acredito em ninguem que segue mais de 1.000 pessoas.
  5. Cristiano Dias
    crisdias Se você segue 10 mil pessoas no Twitter você está enganando 10 mil pessoas. http://migre.me/hmN Pronto bloguei, agora eles vão ver só.
  6. Marco Gomes
    marcogomes http://migre.me/hYV novo post: "Não há jeito errado de usar o Twitter", respondendo @crisdias e @graveheart
  7. rosana hermann
    rosana O segredo: como subir no Ranking do Twitter sem fazer força - http://migre.me/lqw
  8. Alexandre Fugita
    fugita Sobre o post da @rosana http://migre.me/lqw, my 2 cents: Isso é a prova definitiva que número de followers não quer dizer nada no Twitter.
-- this quote was brought to you by quoteurl


Um novo ranking que lista os mais seguidos por time zone, Brasília no nosso caso, está no centro da polêmica agora.

Nos Estados Unidos, há muito tempo usuários utilizam a técnica de seguir em massa para obter mais seguidores. E para isso exitem scripts, afinal ninguém tem o dia todo para seguir novos perfis no Twitter, certo?

A divulgação de um script para seguir perfis em massa criado por @DanSalles provocou um certo desconforto no microblog.

Não concordo com a postagem Um robô de fazer sucesso no Twitter escrita pela @rosana, afinal números não significam sucesso, mas também não recomendo seguir perfis sem critério.

A primeira conta suspensa no Brasil foi de um usuários que utilizou esse método para divulgar links. A técnica de obter seguidores aleatórios não é nova, e qual a vantagem de ter milhares de seguidores que não acompanham as suas atualizações?

A conclusão é que o número de seguidores não é uma ciência exata como alguns gostariam. Quer testar a sua popularidade?

Existem duas formas rápidas e fáceis:
  1. Formule uma pergunta interessante, poste no Twitter e aguarde as respostas. Se ninguém responder, não existe script que salve :)
  2. Encontre um link interessante, crie um redirecionamento no Migre.me do @jonnyken e confira quantos seguidores clicaram alguns minutos depois de postar no Twitter.
E, por último, não leve rankings tão a sério; siga perfis interessantes e como disse @ev, CEO do Twitter: "Não se importe com as regras. Incluindo as minhas. Use o Twitter do jeito que você quiser. Não deixe ninguém te dizer que 'você está fazendo errado'."

Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics