Eu gosto de rankings. Todo mundo gosta de rankings.
Se não fosse assim, por que existiriam corridas (que gastam milhões pelo simples prazer de competir), olimpíadas (a última teve o quadro de medalhas manipulado pela mídia americana) ou palestrantes que insistem que você é um vencedor porque o espermatozoide foi o primeiro a fecundar o óvulo da sua mãe (essa já é apelação!)?
Deve ser por isso também que existe o Livro dos Recordes, assim qualquer um pode ser o primeiro em alguma coisa, basta usar um pouco de criatividade.
E na internet não seria diferente. Lembro que quando o Orkut começou a se popularizar no Brasil, alguns usuários conseguiam lotar um perfil com 1.000 amigos e, não satisfeitos, criavam o perfil II, III, IV e assim por diante. Outros, reclamavam que o Orkut não sabia contar! Ué, e rede social precisa saber contar?
O Twitter ainda é um site relativamente novo no Brasil, mas o sucesso do serviço já provoca disputas por popularidade. O primeiro ranking surgiu em agosto de 2007, sugerido pelo @fseixas e criado pelo @crisdias. Causou uma pequena polêmica naquela época já que haviam poucos brasileiros cadastrados.
Hoje, com milhares de brasileiros, um lugar entre os mais seguidos se tornou objeto de desejo de muita gente.
-- this quote was brought to you by quoteurl
brazilians Perfil brasileiro com maior número de seguidores é suspenso: http://migre.me/4zI fangelico O extinto @anfenoju tá de volta: @MagazineBrasil. Ele não é a cara do Mestre dos Magos (Caverna do Dragão) de óculos? letsvamos Eu não acredito em ninguem que segue mais de 1.000 pessoas. crisdias Se você segue 10 mil pessoas no Twitter você está enganando 10 mil pessoas. http://migre.me/hmN Pronto bloguei, agora eles vão ver só. marcogomes http://migre.me/hYV novo post: "Não há jeito errado de usar o Twitter", respondendo @crisdias e @graveheart rosana O segredo: como subir no Ranking do Twitter sem fazer força - http://migre.me/lqw fugita Sobre o post da @rosana http://migre.me/lqw, my 2 cents: Isso é a prova definitiva que número de followers não quer dizer nada no Twitter.
Um novo ranking que lista os mais seguidos por time zone, Brasília no nosso caso, está no centro da polêmica agora.
Nos Estados Unidos, há muito tempo usuários utilizam a técnica de seguir em massa para obter mais seguidores. E para isso exitem scripts, afinal ninguém tem o dia todo para seguir novos perfis no Twitter, certo?
A divulgação de um script para seguir perfis em massa criado por @DanSalles provocou um certo desconforto no microblog.
Não concordo com a postagem Um robô de fazer sucesso no Twitter escrita pela @rosana, afinal números não significam sucesso, mas também não recomendo seguir perfis sem critério.
A primeira conta suspensa no Brasil foi de um usuários que utilizou esse método para divulgar links. A técnica de obter seguidores aleatórios não é nova, e qual a vantagem de ter milhares de seguidores que não acompanham as suas atualizações?
A conclusão é que o número de seguidores não é uma ciência exata como alguns gostariam. Quer testar a sua popularidade?
Existem duas formas rápidas e fáceis:
- Formule uma pergunta interessante, poste no Twitter e aguarde as respostas. Se ninguém responder, não existe script que salve :)
- Encontre um link interessante, crie um redirecionamento no Migre.me do @jonnyken e confira quantos seguidores clicaram alguns minutos depois de postar no Twitter.
Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)
Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)