terça-feira, 30 de junho de 2009

Como o protesto virtual #forasarney pode se tornar real

A campanha #forasarney sempre existiu. Desde que José Sarney era senador pelo Maranhão (você não havia nascido ainda) e conseguiu ser candidato a vice-presidência com a oposição quando era situação.
Em 1985, o presidente eleito morreu (de uma morte não explicada até hoje), a possibilidade de Ulysses Guimarães como presidente da Câmara assumir foi afastada, e Sarney (que já havia sido presidente da ARENA) se tornou o 31º presidente brasileiro.

Há 50 anos, Sarney é governo seja quando a direita está no poder, seja quando a esquerda chega ao poder. Seja quando o seu estado o elege, seja quando é necessário mudar o domicílio eleitoral para o Amapá para continuar no poder.Em 2006, o #forasarney chamava-se Xô Sarney! E obteve grande repercussão nos blogs de todo o Brasil e, por pouco, o estado do Amapá não deixou de eleger o senador.Como se não bastasse a vaga de senador, em 2009, Sarney foi eleito presidente do Senado. Novamente, surgiram protestos no Brasil inteiro (já com a participação de tuiteiros).

Em março deste ano, o jornal Folha de São Paulo divulgou pagamentos irregulares a funcionários do Senado. Desde então não pararam mais de surgir denúncias envolvendo o Senado, mais recentemente o escândalo dos atos secretos.



Realmente, a crise do Senado não é do Sarney. Mas, ele representa uma política que os brasileiros estão tentando vencer há décadas e ainda não conseguiram.

  1. Rafinha Bastos
    rafinhabastos (ABSURDO) O mordomo da Roseana ganha do Senado. Nessa casa o Alfredo trabalha mto, pq a família só faz merda. #forasarney
  2. Rafinha Bastos
    rafinhabastos Wow! A campanha #forasarney q criei aqui no Twitter tá ganhando força. Agora tem até site: www.forasarney.com.br
  3. Marcelo Tas
    marcelotas Cacilda! #forasarney tirou http://blablabra.net e http://migre.me do ar!
  4. raquelcamargo
    raquelcamargo Campanha no Twitter pede #forasarney com mais de 10 mil mensagens em uma hora http://vai.la/3xG (volta, migre.me)
  5. Rosana Hermann
    rosana Twitpic LOTADO de #forasarney - http://migre.me/2WVs
  6. Leonardo Moreno
    LeonardoMoreno @marcelotas O twitter mostrando sua força - Matéria sobre o #forasarney na globo.com http://tinyurl.com/npgrj8
  7. TW Pirata
    twpirata No final de cada frase coloque o tag #forasarney, vamos colocar o assunto no Twitter Trends e Sarney fora do Senado.
  8. Felipe Solari
    felipesolari A campanha não é nossa, o Senado não é nosso, o bigode do Sarney não é nosso, MAS A PORRA DO DINHEIRO É NOSSO !!!!!! #forasarney
-- this quote was brought to you by quoteurl

Em 20 de junho, @rafinhabastos lançou no twitter a campanha que o colega @marcelotas estava trabalhando a meses no seu blog.

A repercussão foi grande e só não se tornou um trending topic porque a morte de Michael Jackson dominou por um bom tempo os assuntos no Twitter.

Nesta segunda-feira à noite o #forasarney entrou para o Trending Topics através de uma capanha do @twpirata. Nem todos gostaram da ação que reuniu algumas celebridades incentivando seus seguidores a utilizarem a hashtag.



O apoio de celebridades é bem-vindo. Mas, vale lembrar que mais importante do que alcançar o Trending Topics é gerar conteúdo no Twitter e obter repercussão espontaneamente.

E o #forasarney continua! Se quisermos que o protesto virtual se torne uma realidade, precisamos levá-lo onde todos estão: às ruas.

Amanhã, dia 1º de julho, já estão marcadas manifestações em Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Campo Grande, Campinas e Porto Alegre. Confira os detalhes no Blog do Tas.

E a sua cidade? Já está participando? Quem quiser organizar protestos em sua própria cidade, entre em contato com @marcelotas ou @brazilians para fazermos a divulgação.

Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde, no twitter, lógico :D)

Web Analytics