domingo, 23 de agosto de 2009

A contribuição do twitter para a política brasileira

Um micro-diário em mensagens de 140 caracteres. Ótimo para divulgar o que você pensa e compartilhar ideias com seus leitores. Hoje, o twitter alcança os mais variados públicos que acompanham perfis de jornalistas, músicos, esportistas, apresentadores e outros.

Recentemente, no Brasil, a surpresa foi a adesão de políticos ao twitter. Seduzidos por alcançar um público inédito, eleitores e possíveis eleitores, não são poucos os políticos que estão mais próximos da população através do site.

Uma iniciativa de @leozeba e @matheusmo já reuniu mais de 100 perfis políticos no site politweets. E a reportagem do @link_estadao confirma e atualiza estes e outros perfis.

Nada poderia ser melhor para a população do que acompanhar mais de perto as decisões dos parlamentares.

  1. Aloizio Mercadante
    Mercadante Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável.
  2. Cristiano Dias
    crisdias RT @gfelitti: rt @mercadante Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável
  3. Fabio Seixas
    fseixas RT @crisdias: RT @gfelitti: rt @mercadante Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável
  4. Nick Ellis
    nickellis O @mercadante ontem subiu um milhão de pontos no meu conceito.
  5. Cristiano Casagrande
    casagrande Hã? @nickellis @fseixas @crisdias @gfelitti Depois de liderar o #ficasarney, @Mercadante quer se livrar? Foto não mente: http://uiop.me/bjw
  6. Aloizio Mercadante
    Mercadante Recebi telefonema do ministro Múcio, avisando que o presidente Lula quer conversar comigo pessoalmente antes do meu pronunciamento.
  7. brazilians
    brazilians Coisas que só o twitter faz por você: Não perca a crise de identidade do senador @Mercadante depois de liderar o #ficasarney
  8. Marcelo Tas
    marcelotas A origem do sobrenome do senador Mercadante http://bit.ly/voTSR
  9. Sergio Vieira
    sergiovds Alguém sabe me dizer se o @mercadante anunciou o abandono ou não da liderança no Senado após ouvir (um monte com certeza) do Lula?
  10. Cristiano Casagrande
    casagrande O eleitor terá que esperar sentado @sergiovds RT @brazilians: A sina do sobrenome do senador @Mercadante: http://uiop.me/bmW via @marcelotas
-- this quote was brought to you by quoteurl

Na semana passada, o perfil do senador @Mercadante foi notícia em todos os meios de comunicação. O anúncio de que deixaria a lideraça do partido no Senado em primeira mão para os seus leitores causou um tumulto em Brasília.

Chamado pelo presidente Lula, o senador não só adiou o seu pronunciamento como voltou atrás na sua decisão e passou o maior vexame de sua carreira política.

  1. Senador João Pedro
    joaopedrosenado O senador Mercadante entrou em contato comigo hoje de manhã e disse que permanecerá no cargo. Ele deve fazer o anúncio em plenário.
  2. Marcelo Tas
    marcelotas A chato da política brasileira é ser previsível demais. Mercadante "mercadou" como antecipei ontem http://bit.ly/vUdxb
  3. DireitoeTrabalho.com
    JorgeAraujo RT @evandrocesar: Mercadante AGORA NA TV SENADO.... só quero ver
  4. Danillo Ferreira
    danilloferreira RT: @JorgeAraujo: @Mercadante * 13-05-1955 + 21-08-2009 #eticanapolitica
  5. Knuttz
    Knuttz Trocando em miúdos o @Mercadante disse: "Se é para o bem geral do PODER e felicidade geral do LULA, diga ao Povo que fico"
  6. Danilo
    letsvamos Mercadante disse: "Não posso dizer não ao Presidente da República". OK. Vamos torcer agora pro Lula pedir ele em casamento.
  7. Nick Ellis
    nickellis Que vergonha, @mercadante. Lamentável.
  8. brazilians
    brazilians Assuntos do momento no Twitter: PT, Mercadante, Lula, #cafecombrowser, #ff, Senado e Sarney - Veja mais em http://blablabra.net
  9. Fernanda Anhaia
    feanhaia @novohouaiss será que vcs podem ensinar ao @Mercadante o significado de IRREVOGÁVEL?
  10. helio de la peña
    lapena merdandante, em caráter irrevogável, se caga todo e não deixa o cargo.
-- this quote was brought to you by quoteurl

A reação veio no próprio twitter com milhares de mensagens cobrando coerência ao senador, algo inédito na política brasileira. Assunto em vários veículos de comunicação, o twitter se transformou de fonte em notícia, como destacou o @estadao em reportagem sobre a repercussão do recuo do líder do governo no Senado.


De acordo com o senador @Delcidio, petista contrário à liderança de @Mercadante, o presidente Lula "é uma geladeira e deu o beijo da morte" no colega. A declaração foi apagada, mas está disponível na busca do twitter.

O presidente Lula não possui twitter, mas é possível conferir como convenceu o senador na longa reunião da última quinta-feira em outra reportagem do @estadao.

  1. Delcídio Amaral
    Delcidio Ser governo significa assumir ônus e bônus. Desta vez foi ônus. Embora meuvoto não alterasse o resultado não costumo assumir discurso fácil.
  2. Delcídio Amaral
    Delcidio Coisa feia @Mercadante. Pela manhã assumiu, junto aos sen. João Pedro, Ideli que iria ler carta do pres. Berzoini (junto). Na coletiva negou
  3. Giordano Alves
    giordanofalves Ônus @delcidio? Bom saber que os interesses do partido são maior que os da nação. #fail #marinasilva
  4. Camila Chama
    camilachama NÃO ACREDITO. Meu senador, meu candidato, votou pro Sarney ficar. Como assim @Delcidio?? Pressão do PT? E a burra no caso, sou eu? #decepçao
  5. cleusa piras
    Asuel @Delcidio:"Ser governo significa assumir ônus e bônus. Desta vez foi ônus." Desta vez, não. Daqui prá frente. Será ônus nas urnas. #sarney
  6. Thiago Saddi Tannous
    thiagotannous Caro @mlcapanema: @Delcidio abriu mão de sua autonomia política p/ se tornar uma boca do PT.Logo,sua opinião coincide com a do partido.
  7. Pedro A. Ribeiro
    pedro_ribeiro_ @Delcidio Pois é: o custo foi a história que os atropelou, Delcídio. No PT só restou a escória e os inocentes-úteis.
  8. Gusta Alerta Brasil
    GustaAlertaBras é burrice ou canalhice? RT @Delcidio: Ao contrário do que alguns dizem, foi o PT que salvou o PMDB, e não o contrário.
  9. Elizabeth Santos
    bethsantosadv @Delcidio vexame total e sem nenhuma ética.
  10. Adoniram Xavier
    donihh70 @Delcidio Foi uma vergonha o que vocês fizeram com o País, com a democracia!. Senadores fisiologistas! 2010 e a Internet estão aí, aguardem!
-- this quote was brought to you by quoteurl

O twitter está trazendo interação ao meio menos interativo do cenário nacional e despertando o interesse de muitos que não acompanhavam política. Temos um novo canal de comunicação com os mais diversos setores da sociedade.

Siga @brazilians no twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (onde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics