Não é novidade que o número de seguidores não significa influência no twitter. Pensando nisso, fiz um ranking por amostragem com 16 perfis.
A ideia era demonstrar, através da quantidade de cliques, quem realmente é influente no twitter brasileiro. Nesta amostragem, selecionei aleatoriamente apresentadores de televisão, personalidades conhecidas, blogueiros e profissionais de mídias sociais.
O ranking chamou tanta a atenção que tive mais de 20 mil acessos no dia da publicação e, posteriormente, acabou sendo impresso em um caderno jovem do jornal Zero Hora de Porto Alegre.
Na época, não havia encontrado nenhum site que calculasse influência corretamente sem a ilusão da quantidade de seguidores. Mas, agora, resolvi testar o trst.me e estou reunindo resultados muito interessantes.
Baseando-se na mesma lógica do page rank do Google, em uma escala de 1 a 10, podemos organizar mais um ranking dos brasileiros mais influentes no twitter.
Outros perfis sendo analisados: Luciano Potter, Luiza Possi, Caldeirão do Huck, Millôr Fernandes, Roberto Justus, Laura de Souza, Banda Hori, Multishow, Fiorella Mattheis, Celso Portiolli, Pedro Neschling, Tiago Leifert, Vanderlei Luxemburgo, Diogo Portugal, Beto Silva, Mauricio Cid, Rodrigo Fernandes, Luis Nassif, Fernanda Paes Leme, Fábio Rabin e Folha de São Paulo.
São estimativas. Considero o primeiro método melhor, mas por ser manual analisei apenas 16 perfis. Este segundo método é automático e tornou possível analisar um número maior de contas.
Ainda não é um ranking definitivo, mas é melhor do que se basear apenas pelo número de seguidores através do TwitterCounter.
Gostou? Compartilhe! (onde? no twitter, lógico :D)