sexta-feira, 20 de março de 2009

Balanço do primeiro patrocínio via Twitter no Brasil

Eu não lembro de ver uma matéria sobre um brasileiro no The Wall Street Journal, sem dúvida o maior jornal de negócios do mundo.

E não é que o perfil de @marcelotas no Twitter virou notícia internacional? Você deve estar imaginando que a reportagem causou uma euforia na @tuitersfera tupiniquim, certo?

Aí é que está a supresa. Em vez da comemoração, veio uma chuva de críticas e uma campanha para deixar de seguir o apresentador do @cqc. E na seqüência, inúmeras postagens sobre a polêmica.

  1. Marcelo Tas
    marcelotas Texto do WSJ gera ruído delirante: este twitter NÃO é pago para falar bem nem da Telefonica nem de ninguém. Volto já. http://migre.me/aYY
  2. Marcelo Tas
    marcelotas Daqui a pouco, para quem interessar, eu conto tudo. Para os ejaculadores precoces que quiserem unfollow, suerte e byebye...
  3. Gabriel Jacob
    gabrieljacob Meu post sobre o patrocínio do Twitter de @marcelotas http://tinyurl.com/ctz3bh
  4. Rafael Ziggy
    rafaelziggy #twitterdealuguel ou #mimimi? será que um dia a gente vai rir disso tudo? http://migre.me/b18
  5. Carlos Merigo
    cmerigo Ninguém reclama de celebridades fazendo propaganda na TV, em revistas, etc, pq no Twitter seria diferente? http://migre.me/b5S
  6. Marcelo Tas
    marcelotas "Patrocínio" & Twitter: meu dia de celebridade no The Wall Street Journal http://migre.me/bcs
  7. Eric Messa
    ericmessa [e-code post] Twitter: sobre o caso da Telefônica, Marcelo Tas e o #TwitterDeAluguel http://twurl.nl/kskobr
  8. Nick Ellis
    nickellis Meu post sobre o caso @marcelotas "A publicidade e a liberdade de expressão na internet" já está no ar http://migre.me/btv
-- this quote was brought to you by quoteurl

A situação lembrou o episódio da geladeira usb enviada à blogueiros pela Coca-Cola. Agora, vamos a um balanço do primeiro patrocínio via Twitter no Brasil.


"Faz parte do meu contrato com a Telefônica, um pequeno banner e dicas no twitter de videos apropriados para quem tem banda larga em casa ou no escritório.

"Para deixar transparente para o internauta este conteúdo editorial diferenciado, tais posts serão indicados com a tag #xtreme", explicou @marcelotas.

Passada a polêmica, o número de seguidores do apresentador diminuiu? Com uma média de 300 novos seguidores por dia, Tas superou essa média no dia da polêmica.

A maioria dos tuiteitos não comprou a briga e a campanha da Telefônica alcançou um público muito maior em um dia do que poderia atingir em todo o período do contrato sem a polêmica.

Polêmicas na internet se espalham como viral. No fim das contas, foi uma boa divulgação para o perfil de @marcelotas, para a agência @rhithink, para a empresa espanhola @telefonica e para os blogs que abordaram o assunto.

Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics