segunda-feira, 27 de abril de 2009

Folha de São Paulo entrevista tuiteiros de cinco capitais diferentes

Hoje, a matéria no caderno Folha Teen do jornal Folha de São Paulo destaca os usos do Twitter na visão de cinco tuiteiros.

Para obter uma amostragem melhor, o repórter Tarso Araújo buscou usuários de cinco capitais brasileiras diferentes.

@v_fox, @falaseriolipe e @fred_hc posam para a foto da reportagem durante encontro combinado pelo Twitter.

@v_fox mora em Vitória. "Estou viciado. Vejo algo interessante na rua e já vou logo pegando o celular para twittar", conta destacando também a comunicação em tempo real que já o ajudou a não tomar um banho de chuva através do aviso de uma amiga pelo Twitter.

@twittess, de Curitiba, concorda com a utilidade do serviço para informações instantâneas: "Ele é perfeito para quem gosta de saber tudo que acontece na mesma hora" e também confessa que dedica muito tempo ao site. "Realmente, acho que toma mais tempo da minha vida do que deveria".

@singledout gosta de usar o ferramenta, mas adianta que o seu perfil não é tão interessante. "Escrevo no meu Twitter como se fosse um diário. Sinceramente, acho ele meio inútil para quem me segue", conta acrescentando que utiliza mais para acompanhar suas bandas preferidas.

"O que leio no Twitter acaba virando assunto quando converso com meus amigos sobre as bandas", diz ela, que mora no Rio de Janeiro e conheceu @v_fox pelo gosto musical em comum.

@mjcoffeeholick, de São Paulo, prefere manter suas mensagens disponíveis apenas para seus seguidores. Ainda assim, a divulgação do seu trabalho através dos seus contatos no Twitter já a ajudou profissionalmente.

"Começaram a aparecer tantas propostas de trabalho que, ou continuava na empresa, ou ia trabalhar como free-lancer", conta a designer que escolheu a segunda opção.

Muitas reportagens sobre o Twitter já foram feitas, mas poucas mostram a variedade de usos que a ferramenta pode ter.

No Brasil, existe um fenômeno interessante com relação ao Twitter que é a reação negativa dos usuários mais antigos à popularização do site, a temida "orkutização".

@raquelcamargo, gerente de social media em Belo Horizonte, minimiza essa preocupação. "No Orkut, a gente é amigo de quem é nosso amigo. No Twitter, uma pessoa pode te seguir sem que você a siga, e vice-versa".

"Se você acha que a pessoa não traz coisas interessantes, é só não segui-la. E tem mesmo muita gente que usa o Twitter como divã", complementou a mineira que também mantém o blog Twitter Brasil.

Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics