terça-feira, 28 de abril de 2009

Perfis falsos tentam aumentar audiência de @manomenezes e @showdavida

Quem acessar os perfis @manomenezes e @showdavida provavelmente terá uma surpresa. Uau! Quantos seguidores novos!

Aí vem a dúvida: será que estão usando algum script para seguir em massa? Não, mas o número de seguidores nesse caso também não representa a audiência dos perfis.

O problema está na quantidade de usuários falsos seguindo os dois perfis. Muitos não possuem atualizações nem seguidores.

Alguns tuiteiros já questionam se o Twitter deveria contar os seguidores. O fato é que a quantidade de seguidores é bem menos importante do que a qualidade. Afinal, de que adianta ter milhares de seguidores se não houver interação?

O contador de seguidores é tão útil quanto um contador de visitas para o blog. Da mesma forma é possível burlar os números para mostrar milhares de visitas, mas qual a vantagem disso?

Os números são importantes apenas quando refletem a real audiência. Estar entre os líderes de um ranking sem corresponder à posição é mera ilusão.

No caso do Twitter, existem cancelamentos freqüentes de contas que não estão de acordo com os termos de serviço. Logo, deve haver uma queda no número de seguidores desses perfis devido ao cancelamento dessas contas.

Trata-se tembém de um problema localizado em contas específicas que não interfere no uso do site para os demais usuários.

E mais uma vez fica evidente a fragilidade dos rankings baseados em número de seguidores para medir audiência. Um ranking pelo número de respostas e retuítes por perfil seria bem mais útil.

Fonte: @dansalles

Update:

  1. Fantástico
    showdavida Esclarecendo: não temos nada a ver com "robôs" e perfis falsos que passaram a nos seguir.
  2. Fantástico
    showdavida Vamos informar ao suporte do twitter para descobrir o que pode ser feito. Quem for de carne e osso, que nos siga!
-- this quote was brought to you by quoteurl

Às 19:30 do dia 29/04, o @showdavida enviou as mensagens acima se posicionando sobre os perfis falsos em sua lista de seguidores.

Leia mais:
Dança da cadeiras nos perfis mais seguidos ainda gera polêmica
Um script para Twitter que ninguém xinga se você usar

Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics