segunda-feira, 8 de junho de 2009

Twitter agora terá selo dizendo qual perfil é legítimo

Postado por @diogoazevedo no blog DiogoAzevedo.com e reproduzido com autorização do autor.

Nada como um bom processo judicial para que mudanças comecem a acontecer. Esse é o caso do Twitter, o qual recebeu recentemente um processo em nome de Tony La Russa. O que La Russa alegava? Que alguém fingia ser ele na rede social, algo conhecido entre nós como fake.

Em seus termos de serviço o Twitter é claro ao dizer que é proibido você fingir ser alguém que não é. Isso pode te trazer problemas principalmente se você resolver criar um perfil fake afirmando ser alguma celebridade ou empresa. Esse problema já aconteceu no Brasil “atingindo” de alguma forma, pessoas como Marcelo Tas, Tico Santa Cruz (aquele do Detonautas), entre outros.

O caso La Russa

Tony La Russa, é um dirigente do time de baseball norte-americano St. Louis Cardinals. Recentemente alguém criou um perfil fake do mesmo, começando a falar como se fosse ele.
Ao ser verificado o acontecimento, La Russa resolveu abrir um processo contra o Twitter exigindo que o mesmo pagasse pelos gastos à sua imagem. De acordo com o Twitter, eles não irão pagar nada enquanto não saia uma decisão judicial (óbvio). O motivo é considerado frívolo por eles, e os juízes irão ver os termos de serviço, verificando que eles não tem culpa.

Bom, essa é a visão dos responsáveis pelo Twitter. Na verdade, eles estão com medo pelo precedente que poderá ser aberto caso La Russa ganhe nos tribunais. Por outro lado, minha opinião é que o mesmo quis ganhar em cima de algo que está na moda.

O que o pessoal do Twitter resolveu fazer?

Buscando combater os fakes, e dar ainda mais credibilidade aos perfis de celebridades e empresas, o Twitter resolveu criar um selo. Os perfis que são notadamente autênticos, ganharão um pequeno símbolo acima do nome (veja foto abaixo) garantindo que o mesmo é verdadeiro.
Obviamente, isso acontecerá com perfis de pessoas ou empresas famosas, não vá esperando que a sua conta ganhará um selo por ser verdadeira.

Como será feita a verificação de autenticidade?

Pelo que eu li, será feita manualmente. Eles entraram em sites e outros meios oficiais da celebridade ou empresa e tentarão encontrar links para a conta no Twitter.

O experimento irá acontecer primeiro com pessoas de cargo público (políticos), agências públicas (como por exemplo o CDC - Center for Disease Control and Prevention), artistas famosos, atletas e outras pessoas que tenham vida pública em risco de sofrer com um perfil fake. No início, apenas um pequeno grupo irá ser avaliado.

Conclusão

Em um post no blog oficial, o Twitter tenta deixar claro que não só as contas que tiverem o selo são autenticas. De acordo com eles, quase todas as contas são realmente de quem afirmam ser.

Essa é uma solução cara, e complicada, mas absolutamente necessária. O forte apelativo para o Twitter ganhar as grandes massas, são os perfis de celebridades. O povo adora acompanhar o dia a dia dos famosos, para dar credibilidade ao serviço, nada melhor do que esse selo.

Quanto às celebridades nacionais, calculei que em 2020 seus perfis receberão tal selo ;)

--

Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics