quarta-feira, 1 de julho de 2009

Os sucessos e os fracassos do #forasarney

Sim, a campanha #forasarney deixou o twitter e ganhou as ruas.

  1. Cyntia Kashivakura
    cyntiakayo @brazilians Hoje, estou sentindo um orgulho imenso de ser brasileira! Chega de apatia! Chega de impunidade! Vamos às ruas! #forasarney
  2. Dimitria Borges
    dimitriaborges @brazilians 'Circo Brasil, aqui o palhaço é você!' Acho que muitos podiam perceber que a graça já passou há muito tempo e começar a agir!
  3. Eduardo Santos
  4. Luciana
    luci_sp "Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados."
    (Mahatma Gandhi )

    #forasarney
  5. Camilo Capiberibe
    Camilo40 O #ForaSarney no Amapá foi muito bom. Mostrou que cidadãos, associações e partidos querem Sarney e o que ele representa fora do Senado.
  6. Rafinha Bastos
    rafinhabastos http://twitpic.com/8zsgk - Em SP: Poucos, mas barulhentos. #forasarney
  7. Lorena Ribeiro
    Lorenarc Participaçao de uns 60 pessoas e apoio dos carros q passavam...Legal ver a consciência politica da juventude #forasarney
  8. Tito Puglia
    titopuglia voltando da marcha #forasarney. foi um bom começo, mas semana que vem vai ter mais!
  9. Ligia Galletti
    ligalletti Em Brasília o #forasarney teve a contribuição de poucos, mas fizemos barulho! Fiquem atentos pq o movimento VAI CONTINUAR!
  10. Marcelo Tas
    marcelotas IMAGENS de hoje são alento contra a bundamolice e o coronelismo truculento RT @dani70 http://twitpic.com/900u6 Cinelândia, RJ
-- this quote was brought to you by quoteurl

O movimento que conta com grande participação na internet não conseguiu levar às ruas a maioria dos seus participantes. Mas, pela primeira vez, tivemos um ensaio do poder social do twitter no Brasil.

Diferente de outros países, onde sair às ruas para protestar é uma prática mais comum, no Brasil ainda é muito difícil mobilizar um público disposto a participar de manifestações (ao contrário do que se vê no futebol).
@Ticostacruz, um dos poucos famosos que participaram, desabafou em uma carta entitulada "Sarney venceu" em seu blog. Questionado pelo jornalista @mauriciostycer, o cantor rebateu afirmando que não desistiu, apenas reagiu às críticas.
Realmente, @Ticostacruz acabou julgado por participar do @twpirata (criado por alguns famosos para agitar o twitter) e incluído na turma que se preocupou mais em aparecer no Trending Topics do que conhecer mais a causa.
Mas, outra turma também resolveu boicotar a campanha (que já estava em andamento antes da polêmica envolvendo @aplusk) e passou o dia da manifestação torcendo para não dar certo. Errado também. Não é pela irresponsabilidade de alguns que se deve abandonar e trabalhar contra uma campanha.
Apesar da disputa de egos, a tuitosfera brasileira mostrou que é possível se organizar em favor de uma causa e alcançar as principais cidades utilizando o microblog como nova forma de comunicação. Prova disso, foi a repercussão nos mais diversos sites de notícias.

Pelo Twitter, internautas marcam protesto contra Sarney em várias cidades do país (Folha Online)

Pressão por saída de Sarney da presidência do Senado avança na internet (Correio Braziliense)

Campanha 'Fora Sarney' sai do Twitter e ganha as ruas do País (Estadão)

Pelo Twitter, internautas marcam protesto contra Sarney (Vooz)

Protestos via Twitter (PC Magazine Brasil)

Twitter é usado por internautas para divulgação dos protestos contra Sarney (Portal Imprensa)

Protesto pela saída de Sarney será hoje às 18h (Ponta Porã News)

Manifestação pede saída de Sarney (Correio do Estado)

Manifestação 'Fora Sarney' chega às ruas e continua sendo febre no Twitter (O Globo)

A nova face do protesto dos jovens no Brasil (O Dia Online)

Do Twitter para as ruas. Saiba como foi em São Paulo (MTV Brasil)

vc repórter: jovens pedem saída de Sarney em Belo Horizonte (Portal Terra)

Chamados pela web, só 26 pedem saída Sarney no Rio (Estadão)

SP: em protesto, grupo pede a saída de Sarney do cargo (Portal Terra)

Protesto contra Sarney no Rio tem pouca adesão (Correio Braziliense)

Protestos criados no Twitter contra o senador Sarney ganham poucos manifestantes nas ruas (Portal Imprensa)

Estudantes fazem manifestação contra Sarney na Capital (Ponta Porã News)

Mobilização falha no mundo real (Diário Catarinense)

Protesto Fora Sarney pelas ruas de Macapá (Amapá Busca)

Sarney pendurado em Lula (O Dia Online)

Ficou comprovado que o twitter está sendo utilizado como ferramenta de comunicação por um número cada vez maior de brasileiros. A falha foi de organização, provavelmente resultante da inexperiência.

Até alguns senadores estão utilizando o twitter. @joseagripino já atualiza seu perfil com suas atividades no Senado, enquanto a @equipeagripino responde às perguntas.



É claro que apenas a campanha #forasarney não é suficiente para tirar o senador da presidência. Mas motiva a discussão política, a conscientização de quem ainda não está acompanhando e pressiona Brasília a tomar mais cuidado com a opinião pública.

São campanhas como esta que podem evitar cenas (como a do vídeo a seguir) a passarem desapercebidas quando chegar o período eleitoral, este sim, o melhor momento para exercer a cidadania.



E são campanhas como esta que despertam os brasileiros para a necessidade de se manter informado sobre o que está acontecendo em Brasília, na capital do seu estado e na sua cidade.



Começando pelo #forasarney, que representa o que temos de pior na política nacional, podemos lutar por um país melhor acompanhando e divulgando os atos dos representantes do povo. Se não for assim, os políticos continuarão livres para continuar trabalhando em causa própria.

Siga @brazilians no twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics