sexta-feira, 3 de julho de 2009

Famosos surpreendem e distribuem prêmios a seguidores

Durante três anos, a maioria dos brasileiros no twitter eram blogueiros, jornalistas e publicitários. Na metade deste ano, a realidade da tuitosfera mudou e o microblog alcançou um público bem mais amplo.

De repente, os contadores de seguidores dispararam e personalidades, que os brasileiros assistiam apenas pela televisão, passaram a utilizar o twitter para se comunicar com os fãs.
Seguindo a tendência dos Estados Unidos, onde o twitter também começou entre blogueiros e jornalistas até alcançar famosos do esporte, cinema e televisão, o twitter desperta agora o interesse dos famosos brasileiros.

Acostumados a trabalhar com audiência, não demorou a surgirem os primeiros sorteios de prêmios.
Estratégias para obter mais seguidores não são novidade no twitter. Há pouco tempo acompanhamos uma corrida pelo primeiro milhão de seguidores, vencida pelo ator americano @aplusk.
Talvez a distribuição de prêmios, no Brasil, seja algo mais novo. Embora já houvessem outros casos em escala menor, novidade mesmo são os prêmios oferecidos nos últimos dias. O apresentador @huckluciano já distribuiu 10 celulares e 5 televisores.
O piloto de Fórmula 1 @rubarrichello também resolveu aumentar sua audiência no twitter e anunciou um pacote de prêmios para cada meta atingida.
Serão cinco bonés da sua equipe quando seu perfil atingir 30.000 seguidores, cinco camisetas da equipe quando alcançar 40.000, um macacão de corrida quando chegar aos 50.000, e o capacete para o momento que o perfil tiver 100.000 seguidores.
Existem vários métodos para obter audiência no twitter - como divulgar o perfil em um programa de televisão, já utilizado por alguns brasileiros e pelo próprio @huckluciano - mas, nenhum se mostrou tão eficiente quanto as premiações.
Em apenas uma semana, @huckluciano dobrou o número de seguidores.
É importante ressaltar que número de seguidores não reflete audiência. Muitos seguem apenas para concorrer aos prêmios e deixam de seguir após o sorteio. No momento da edição dessa matéria, o apresentador contava com menos seguidores do que mostra o gráfico acima.

Essa é uma das falhas no método de premiação. Muitos seguidores estão interessados apenas no sorteio, causando uma falsa audiência. @huckluciano chegou a proteger as suas atualizações no momento em que estava perdendo seguidores.
Outro risco desse método é a criação de novas contas apenas para tentar concorrer aos prêmios. Ciente disso, o apresentador confere os perfis escolhidos antes de anunciar o ganhador.

Siga @brazilians no twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics