segunda-feira, 13 de julho de 2009

Quando um fake não tem a menor graça

Não é um estatística, mas é muito provável que o Brasil possua o maior número de perfis fake no twitter.

No começo, tivemos muitos perfis criativos e divertidos concorrendo até a concursos como o Troféu Vitor Fasando de Twitter. Uma homenagem ao perfil @vitorfasano que é considerado o melhor na sua categoria.


Vários perfis foram listados pelo concurso Troféu Vitor Fasando de Twitter como @renato_gaucho, @robertocarlosbr, @oscarmagrini, @rubensewald, @gloriamenezes, @OCriador, @meunomeeregina, @zedocaixao, @marceloanthony, @humbertofinatti, @marcelo_camelo, @pedrobial, @nizanguanaes, @roma_rio, @clodovilhernan, @elicorrea, @miltonneves, @DadoDolabela, @mussumalive, @galvaobueno, @victorfasano (o fake do fake), @robertojustus e @HebeCamargo.

O perfil @paulo_brito também foi muito bem-feito e até contou com o apoio do apresentador esportivo gaúcho. Mas, parece que o criador optou pelo usuário @feitoooo para deixar mais claro aos seguidores que se trata de um fake.

A maioria dos usuários tem dificuldade em diferenciar o perfil falso do perfil real. Alguns são bastante convincentes. No entanto, os responsáveis por esses perfis precisam deixar bem claro aos seguidores que se trata de uma brincadeira.

  1. Hélen Ganzarolli
    helenganza @celsoportiolli Me Segue no Twitter Celso! To me acostumando hehe fiz a 2 dias, estou adorando!
  2. Hélen Ganzarolli
    helenganza @celsoportiolli Oi Querido, todo mundo esta dizendo que vc vai assumir o DL.. Tomara que siim!
  3. Hélen Ganzarolli
    helenganza @celsoportiolli Que Legal Celso.. estou muito mais muito feliz mesmo! Passei meus melhores anos lá e vc vai se dar muito bem mesmo! Parabéns
  4. celso portiolli
  5. celso portiolli
    celsoportiolli @hellenganza Desculpa a demora pra responder. Estava assistindo uns dvd's.. obrigado pela força tá?! Um beijo
  6. Hélen Ganzarolli
    helenganza @celsoportiolli Imagina querido vc sabe que comigo vc pode contar! Torço muito por vc..vc merece!
  7. celso portiolli
    celsoportiolli @hellenganza Entao. Amanha gravo uma externa. TO tranquilo, vou entregar um apartamento. Vai ser bem legal.
  8. celso portiolli
  9. Guilherme Gantus
    ggantus @celsoportiolli celso eu sou marido da @patysalvador e ela falou com a Hellen agora e ela não tem twitter! Não perca seu tempo! Ah parabéns!
  10. celso portiolli

Para alguns usuários pode parecer engraçado. Mas, para quem é enganado e confia que está em contato com um amigo não tem a menor graça.

O perfil @celsoportiolli é real, confirmado através de fotos e do site do apresentador. Já o perfil @helenganza era falso e foi excluído pelo usuário após ser descoberto. Aviso aos navegantes: todas as atualizações permanecem na busca do twitter.

Além de ser contra os termos de serviço de twitter, o que pode resultar em punição depois de identificadas as contas gerenciadas por essa pessoa, é crime. Sim, estamos no Brasil, mas não é nada agradável a possibilidade de ser processado.

Em breve, divulgaremos uma lista contendo os perfis reais dos famosos e outra lista identificando aqueles que são fake. Indicações são bem-vindas ;)

Crédito do vídeo: @vanessanunes postado no @blogdavanessa

Siga @brazilians no twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe? (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics