quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Como o “Yes We Créu” repercutiu nos Estados Unidos

Ao que tudo indica, tivemos nosso primeiro trending topic espontâneo Parodiando o slogan de campanha de Obama, os brasileiros comemoraram, ao seu estilo, a escolha do Rio de Janeiro para sediar a Olimpíada de 2016.

Interessante que a expressão “Yes We Créu” teve diferentes interpretações no Brasil. Para alguns a tradução era “Sim, nós créu” enquanto outros preferiram “Sim, nós estamos créu”. Lembrando que se pronuncia créééééu para um melhor entendimento.

Mas, como a expressão repercutiu nos Estados Unidos? Com a ajuda da @tudoemsimas (http://claudiasimas.blogspot.com), @blogdotitan (http://blogdotitan.wordpress.com) e @mpineze publicamos a seguir a tradução do texto do blog americano @RightPundits

Yes We Créu: Brasil zoa Obama

por Beth Shaw no Right Pundits

O Brasil ainda está comemorando a escolha para sediar a Olimpíada de 2016 e será o primeiro país sul-americano a ter essa honra.

O Twitter está em polvorosa com o Brasil zombando de Barack Obama com "Yes We Créu". Obviamente, uma paródia de seu slogan de campanha "Yes We Can", mas nesse caso, com um significado totalmente diferente.

Cartaz Yes We Créu
Mussum supera Obamis

“Yes We Créu” é o assunto mais comentado no twitter durante a noite, enquanto os brasileiros continuavam a comemorar sua vitória pelo Rio de Janeiro ter sido escolhido como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Quem pode culpá-los? Obama e Oprah gastaram muito capital político e um milhão de dólares para levar dois aviões para Copenhague e convencer o Comitê Olímpico Internacional que a capital do crime dos Estados Unidos deveria receber o evento.

O Comitê disse “uuhhh, não” e premiou o Rio de Janeiro com a realização dos Jogos. Olé!

Enquanto Barack e Michelle Obama retornam aos Estados Unidos com o rabo entre as pernas, tendo que encarar humilhação pública e política e Oprah em lágrimas, os brasileiros estão se divertindo muito zoando o comandante dos Estados Unidos.

Essa seria a cereja no bolo para os Obamas em circunstâncias normais. Infelizmente, a arrogância não percebe o ridículo e, quando isso acontece, racionaliza como sendo alguma outra coisa. Como “racismo”. Oh não! Diga que não é verdade! O problema é que seus seguidores não podem usar esse argumento dessa vez. Simplesmente não cola.

O que fazer? O que fazer? Ah, essa é fácil, eles irão culpar o Bush e declarar que aqueles que não apoiaram são anti-americanos! Ótimo, de volta a mesma conversa fiada de sempre.

Então, do que se trata esse tal “Yes We Créu”? Bem, pelo que tenho lido no Twitter e outros lugares, é semelhante ao “sim, nós enrabamos”, mas é mais engraçado do que isso. É retirado do funk - estilo musical brasileiro - do MC Créu.

“Yes We Créu” também pode significar algo sexualmente explícito que não posso escrever aqui, mas tem um significado semelhante a “enrabar” e soa como funk, se você me entende.

O homem do cartaz é um falecido humorista brasileiro, Mussum. Assim, na essência, o Brasil zoa Barack Obama.

Parabéns ao Rio de Janeiro!



--

Como destacamos no início da matéria, a repercussão foi espontânia com vários responsáveis pela popularização da expressão.

  1. T. Vieira
    twittando Rio de Janeiro!!! Rio2016! Yes, We Créu!
  2. Beto Largman
    largman RT @twittando Rio de Janeiro!!! Rio2016! Yes, We Créu! #rio2016
  3. Nietotchka Nezvanova
    Sovietska #RIO2016: Yes, We Créu.
  4. Marcelo Tas
    marcelotas :-) RT @Sovietska: #RIO2016: Yes, We Créu.
  5. Marcelo Tas
    marcelotas Mussum venceu Obamis: Rio 2016, Yes We Créu! (achei a ilustra) http://bit.ly/mCDwj
  6. Nietotchka Nezvanova
    Sovietska Em tempo: Nunca disse que criei ou fui a 1ª a falar. Foi espontâneo e encaixei em um bom contexto. Agradeço as manifestações. YES WE CRÉU!
  7. Alexandre Inagaki
    inagaki @crisdias @jasper Sobre o tal anúncio, pode ter sido coincidência criativa. A torcida do Cruzeiro já usava a expressão: http://uiop.me/l95
  8. Bruno Vox
    brunovox23 @inagaki Uma rápida explicação da origem Yes, We Créu pela torcida do Cruzeiro http://bit.ly/wGcqo
  9. mark
    markmark7 @inagaki a questao vai além d quem postou primeiro. O lance é q hj, ninguém tem uma idéia sozinho. agora, tem pessoas tendo a msm ideia q eu
  10. Alexandre Inagaki
    inagaki E @brunovox23 lembrou q a torcida do Cruzeiro criou a frase Yes We Créu, meses atrás, em sátira ao Yes We C.A.M. (Clube Atlético Mineiro).
  11. Alexandre Inagaki
    inagaki @markmark7 Sim. A frase ganhou corpo no Twitter por dois (ou até mais) caminhos paralelos e difundiu-se naturalmente. Caso bem interessante.
  12. Jeff Paiva
    jeffpaiva @markmark7 @inagaki Acho este um dos pontos mais importantes dessa cultura da nuvem: As idéias também vivem nelas, acaba o "Eu pensei 1º"
  13. Marcelo Tas
    marcelotas A incrível história do "Yes, We Créu" virou verbete da Wikipedia http://bit.ly/4Arkq5
  14. T. Vieira
    twittando @rosana @inagaki @sovietska @ronaldrios o sr. @marcelotas está na capa e em 2 páginas internas do jornal O Dia (RJ) http://twitpic.com/klovo
-- this quote was brought to you by quoteurl

Siga @brazilians no twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (onde? no twitter, logico :D)

Web Analytics