terça-feira, 9 de março de 2010

Conheça a @veiasocial, rede social de doadores de sangue

Está no ar a @veiasocial, uma rede social de doadores e receptores de sangue. Confira a entrevista com os criadores do site.
@brazilians: Como surgiu a ideia da @veiasocial?

@lularibeiro: Em dezembro recebi o e-mail da minha ex-terapeuta dizendo que a mãe dela estava precisando de sangue para tratar um câncer. Assim, fui pela primeira vez doar sangue. Chegando no SERUM, doei sangue e cheguei a conclusão de que era um absurdo eu com 34 anos de idade nunca ter doado. Senti-me até mal por isso e prometi para mim mesmo que, até quando eu puder, iria doar.

Eu sempre quis fazer um trabalho voluntário mas nunca o fiz. Quando conheci a Laila via twitter, fui logo mostrando para ela o projeto. Abraçamos a causa e colocamos "no ar". Nem lembro direito como começamos o projeto, pois em um e três dias estava tudo pronto. Foi tudo muito rápido, mas o resultado está 98% pronto. Faltando alguns ajustes.

@lailasena: A ideia de "construir" uma rede social, seja virtual ou física, sempre foi bem utópica pra mim. Talvez por ter sido voluntária e ex-paciente de câncer fez com que eu visse as coisas como se pudesse fazer do mundo um lugar perfeito, onde as pessoas passariam por problemas de saúde, mas que fossem rapidamente solucionados através de uma palavrinha mágica chamada soliedariedade.

A ideia do Veia Social começou quando me meti num assunto do Lula. Ele tava buscando um banco de cordão umbilical e após indicação de um, começamos a conversar sobre outras coisas que envolvem doenças graves... e chegamos a doação de sangue e o preconceito que as pessoas têm quando se chega nesse assunto.

O Veia Social surgiu e seguirá devido a acreditarmos que centralizando pessoas com o mesmo ideal e necessidades, com troca de experiência, podemos chegar a um denominador comum e ajudarmos efetivamente a quem precisa: seja portadores de câncer, quem sofre com hemodiálise, quem sofreu um acidente, quem precisa de cirurgia... Quem realmente precisa de vida. É uma luta não apenas nossa, mas primordial a qualquer ser humano.
@brazilians: Vocês se conheceram e desenvolveram a ideia através do twitter? Além de ter contribuído para o projeto surgir, qual a expectativa com essa ferramenta?

@lailasena: Nos conhecemos via twitter, através de contato de trabalho, na verdade. A expectativa é andar em paralelo, de mãos dadas com o twitter. Tanto que teremos integração da rede Veia Social + twitter.

O site tem nos ajudado com o famoso marketing boca-a-boca. A idéia de criar o perfil @veiasocial veio para espalhar dados de doação de sangue e a rede social Veia Social, que integra doadores e receptores de sangue, em um só lugar.


@lularibeiro: Logo que recebermos o pedido de doação, colocaremos no twitter para os seguidores que tiverem o sangue do receptor entrarem em contato com um link direto para o site. A idéia também é criar um perfil no Facebook para divulgar e espalhar pela internet as várias ações de marketing que faremos.

Estamos estudando a possibilidade de criar um movimento pró doação onde cada Estado cadastra seus coordenadores para fazer a divulgação em sua área; um dia nacional de doação; uma mobilização a cada três meses para doarmos. Assim poderemos ter fotos no site, vídeos, press releases, entre outros.

@brazilians: Sendo um projeto voluntário, como a @veiasocial se mantém? Quem quiser ajudar pode contribuir de que forma?

@lularibeiro: A Primewebc.com.br foi responsável pelo desenvolvimento do site e continuará fazendo esse trabalho voluntário. A hospedagem mensal também será por conta da empresa, tal como atualização de plugins na rede social, atualização do blog. Enfim, de tudo.

A contribuicao principal será divulgar o site www.veiasocial.com.br e o twitter @veiasocial. Fora isso não precisaremos de apoio financeiro. As pessoas podem também colaborar com textos, fotos, vídeos, mas acho que isso será mais natural com a utilização da rede social.

@lailasena: Para doar, basta ir nesse link: http://vakinha.uol.com.br/Vaquinha.aspx?e=17419 Para apoiar é só acessar ao site: www.veiasocial.com.br
@brazilians: Parabéns pela iniciativa e que a @veiasocial receba muitos doadores!

Gostou? Compartilhe! (onde? no twitter, lógico :D)

Siga @brazilians para acompanhar as próximas atualizações :)

Web Analytics