sexta-feira, 13 de março de 2009

Como identificar um perfil fake no Twitter

Acontece com as melhores redes sociais. E não seria diferente com o Twitter. Os perfis fakes se multiplicam proporcionalmente ao crescimento da rede.

Alguns desses perfis são humorísticos e não fazem questão de esconder a brincadeira. Outros se caracterizam como perfil falso tentando se passar pelo verdadeiro.

  1. VITOR FASANO
    vitorfasano comprando um novo frigobar para o meu quarto
  2. robertojustus
    robertojustus Olá nova tecnologia...
  3. Sen. José Sarney
    josesarney Agradeço a todos os brasileiros e aos colegas parlamentares pelo esforço em me designar para a presidência do Senado, tarefa que aceito.
  4. Yeda Crusius
    yedacrusius Busatto participou da campanha presidencial nos EUA e me disse que Obama só se elegeu por causa do Twitter. Bem, cá estou!
  5. Guga Kuerten
    gugakuerten Salve raça! Então, matando uma aulinha de teatro pra criar o Twitter. Eu não sabia, mas é muito style gazear aula.
  6. Presidência
    presidenciaBR Por que escolhemos o Twitter? Porque é uma excelente forma de se aproximar de jovens influentes do Brasil.
-- this quote was brought to you by quoteurl

No Brasil, poucos famosos e autoridades utilizam o Twitter, mas o crescimento do microblog no mundo inteiro desperta a atenção de usuários e da mídia que buscam esses perfis para acompanhar.

Como identificar um perfil fake no Twitter?

1. Verifique a linguagem utilizada no perfil. Leia uma sequência de atualizações para comparar o vocabulário.

2. Compare o número de seguidos e seguidores. Uma das estratégias para conseguir visibilidade é seguir centenas de perfis para obter seguidores.

3. Pesquise as primeiras atualizações. Ninguém nasce sabendo usar o Twitter. Existe um período de adaptação à ferramenta.

4. Acesse a página informada no campo Web e procure por referências ao Twitter.

5. Verifique o grupo de afinidade do perfil. Todo usuário busca perfis em comum para trocar informações.

Uma regra ou outra pode não se aplicar dependendo de cada caso, mas no conjunto as regras se aplicam à maioria dos perfis.

Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics