domingo, 15 de março de 2009

Twitter é capa da Revista Época

O serviço que está revolucionando a internet chegou à mídia brasileira. Motivo de inúmeras reportagens em jornais, rádio e televisão, o Twitter é a capa desta semana da revista Época.

A manchete não poderia ser mais apropriada do que a pergunta que os usuários mais fazem aos amigos que ainda não usam a ferramenta: "Você já usou o Twitter?"

Para iniciar a matéria, @IvanHM sintetizou seu primeiro parágrafo em 140 caracteres: "Vivemos a era da exposição e do compartilhamento. Público e privado começam a se confundir. A ideia de privacidade vai mudar ou desaparecer."

"Não é fácil esse tipo de síntese, mas dezenas de milhões de pessoas o praticam diariamente", continuou o jornalista Ivan Martins.

2009 deve se confirmar como o ano do Twitter, mostra o belo infográfico disponível na versão online da matéria. No Brasil, de acordo com a reportagem, estima-se 50 mil usuários.

Criado para ser utilizado pelo celular, o Twitter se transformou das atualizações "o que você está fazendo" em "o que eu estou pensando" e "o que eu estou vendo" através da própria internet, destacou a matéria que mostrou a diversidade de usos do microblog.

Para @anareczek, "a graça é atualizar e receber. As pessoas contam o que elas estão comendo, o ônibus que estão pegando." Já @JuDacoregio acredita que "é uma maneira fácil de fazer contato. No Orkut as pessoas só colocam os amigos. O Twitter é mais flexível".

A pesquisadora de redes sociais, @raquelrecuero tem uma visão diferente. "A maior parte das pessoas está no Twitter para obter informações, não para conversar sobre banalidades", revela a professora da Universidade Católica de Pelotas. “O Twitter não é apenas um espaço social. Ele junta a questão social com a busca por informação. Tem outro perfil”.

Composta, principalmente por jovens e adolescentes a @tuitersfera reúne histórias de amizades virtuais que se tornam reais. Uma delas também está na reportagem da revista Época.

@willianmax e @jhonathan moram em Belo Horizonte e Guarulhos, respectivamente, mas o interesse em comum por tecnologia já reuniu as duas famílias. "O Twitter cria uma interação real entre as pessoas", diz Willian.

Outro aspecto abordado na matéria é a diferença entre o usuário comum e usuários que já se tornaram celebridades virtuais.

@renata_lino encontrou no Twitter uma ferramenta para divulgação e relacionamento. "As pessoas que me seguem no Twitter criaram uma relação de cumplicidade. Me emociona", revela.

Já o veterano @interney, um dos primeiros brasileiros no Twitter e seguido por mais de 6.000 tuiteiros, prefere ser mais cauteloso. "Eu não compartilho mais coisas pessoais no Twitter, já me senti espionado. Tem muita gente olhando".

A repercussão da publicação foi grande tanto da parte de quem já utiliza o microblog, como dos usuários novatos que começaram a utilizá-lo a partir da matéria.

  1. Ivan Martins
    IvanHM Fim do dia e da semana. Capa de Twitter nas bancas amanhã. No horizonte tem um copo de chopp com colarinho alto. Parece o Sol.
  2. Gustavo S
    serebrenick experimentando o twitter seguindo dica da revista época.
  3. Alexandre Matias
    trabalhosujo Twitter na capa da Época - http://migre.me/8BP
  4. Cristiano Dias
    crisdias Nuessa, Twitter é reportagem de capa da Época. #corrão
  5. Felipe S. Almeida
    sincolor Assunto do dia: Twitter na capa da Época!
  6. msoma
    msoma @JuDacoregio e @anareczek abrem a matéria de capa sobre twitter na revista Época de hoje. Vcs são muito fotogênicas http://migre.me/8Di
  7. adorilson
    adorilson RT @mauriciovieira RT: @_Felipe: RT: @crisdias: Nuessa, Twitter é reportagem de capa da Época. #corram http://migre.me/8Ec
  8. cliffoliveira
    cliffoliveira Twitter capa da Época, acabei de ver na banca
-- this quote was brought to you by quoteurl

Entre as reações, está a preocupação com a "orkutização" do Twitter. Muitos usuários que encontraram um ambiente virtual qualificado de acordo com os seus interesses temem que ocorra uma banalização do serviço como ocorreu com o Orkut.

Nesse assunto, a autoridade é @FabioRex que publicou uma boa matéria sobre o assunto onde defende que o Twitter não será afetado como outros serviços já foram.

"As pessoas que você acompanha e por quem é acompanhado são suas escolhas. Se alguém te desagrada, unfollow. Se alguém te persegue, block. Você não precisa interagir com quem não te interessa", ensina.

Fonte: O Twitter vê e mostra tudo (Revista Época, edição de 14/03/2009)

Agradecimento especial à @claudiaruiva, assinante da revista.

Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics