segunda-feira, 4 de maio de 2009

Entrevista com @vl, o brasileiro responsável pelo design do Twitter

Aos 21 anos de idade, o brasileiro Vítor Lourenço já faz parte do seleto time de profissionais do Twitter. Designer com trabalhos para Globo e Yahoo!, o talento de @vl chamou a atenção de @ev, co-fundador do Twitter. Confira a entrevista que fizemos com o responsável pelo novo design do site.

@brazilians: Você tem 21 anos e 7 anos de experiência profissional? Como assim?

@vl: Comecei desenvolvendo sites para uso pessoal. Ainda no colégio, criei uma aplicação online para uso restrito de um grupo de amigos — uma espécie de Facebook — onde trocávamos mensagens e arquivos durante o ensino fundalmental. Após uma grande repercusão, vi que realmente poderia construir coisas interessantes. Sempre fui fascinado pela comunicação online, e meus esforços e pesquisas pessoais sempre estiveram ligados a este tema.


Obtive meu primeiro cliente em 2001, ou seja, acumulo hoje oito anos de experiência. Durante muito tempo trabalhei de maneira autônoma, com o meu próprio estúdio de design e desenvolvimento, atendendo a alguns clientes ao redor do mundo.

Meu primeiro emprego formal foi na TV Globo (Globo.com), onde trabalhei como designer em projetos para o Big Brother Brasil, especialmente a comunidade online criada para os participantes da oitava edição. Também tive um papel de destaque na criação do aplicativo do GloboEsporte.com para o Orkut.

@brazilians: Caramba! Você se considera um gênio?

@vl: Longe disso. Apenas gosto do que faço, este trabalho não requer nenhuma espécie de genialidade.

@brazilians: Conte para nós como foi o dia que o Twitter fez o primeiro contato com você.

@vl: Eu recebi o contato do Evan Williams (co-fundador do Twitter) após ele ter visitado o mashup FoodFeed (http://www.foodfeed.us) e ter se interessado pelo conceito do serviço e pelo meu trabalho disponível em meu portfólio online (http://www.vlourenco.com).

Nas últimas semanas eu viajei para São Francisco e pude acompanhar a fase final do projeto, fazendo os últimos ajustes e acompanhando um pouco do trabalho árduo dos engenheiros em tornar tudo funcional. Foi um prazer excepcional poder conhecer o escritório do Twitter, que possui uma arquitetura sensacional e uma atmosfera inspiradora.

@brazilians: E como é tuitar antes como usuário comum e hoje como funcionário do Twitter?

@vl: Não é muito diferente: nós utilizamos exatamente a mesma versão da aplicação que os usuários. O mais interessante é saber como tudo funciona por trás da ferramenta, e o quanto de esforço é necessário para suportar o crescimento absurdo que estamos tendo nos últimos meses.

@brazilians: Você já se referiu ao layout do Twitter como um canivete suíço, isso significa cada vez mais funções em uma interface simples?

@vl: A metáfora do canivete suiço é simples: enquanto você utiliza um recurso, os outros ficam escondidos. Procurei simplificar ainda mais a experiência de uso do Twitter, aplicando alguns conceitos de simplicidade fundamentados pelo John Maeda: encolher, esconder e incorporar.

Desta maneira, o serviço não perdeu recursos, mas eles foram distribuídos e agrupados da melhor maneira. Podemos observar este comportamento na exposição dos ícones de reply e favorito nos updates: estes só aparecem contextualmente, quando podemos utilizá-los.

Além disso, encolhemos a navegação de conteúdo do usuário, retirando as abas do miolo e unificando os ítens em uma navegação lateral.

@brazilians: Você acabou de tuitar sobre o ambiente Apple do Twitter. Trabalhar em empresas como o Twitter é o sonho de todo designer pela modernidade e inovação?

@vl: Não sei se é o sonho de todo o designer. Acho que cada um possui ambições individuais e diferentes focos em sua carreira e métodos de trabalho.

Eu sou apaixonado por Internet e gosto de trabalhar em produtos online, os quais necessitam de constante aprimoramento, estudo dos usuários e seus comportamentos.

O Twitter se encaixa perfeitamente neste caso, e sou apaixonado pela ferramenta muito antes de imaginar que um dia trabalharia aqui!

@brazilians: 2009 está se confirmando como o ano da popularização do Twitter. Você pode adiantar alguma das novidades que devem estar disponíveis em breve?

@vl: Não posso adiantar quais serão as novidades, mas serão muitas :) Realmente gostaria de poder falar, mas somos orientados a respeitar os lançamentos!

@brazilians: Muito obrigado pela entrevista e parabéns pelo trabalho!

Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (onde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics