quarta-feira, 13 de maio de 2009

Por que agências e grandes empresas devem contratar tuiteiros

Criado em 2006, o Twitter já foi citado nos principais jornais dos mais diversos países. O site é visto como um fenômeno e uma inovação na comunicação.

No Brasil, o serviço também rendeu matérias aos principais jornais do país, uma matéria de capa na revista Época e parte de uma reportagem no Fantástico.


Chegou a ser chamado de rede de blogueiros, antes de se tornar conhecido no país. Hoje, entretanto, o serviço atinge todos os públicos, familiarizados ou não com tecnologia. Embalado por um crescimento fora do comum nos Estados Unidos, era apenas uma questão de tempo refletir o sucesso em outros países.

Quando a divulgação passou a ser feita pela mídia tradicional, procurei as duas principais agências de publicidade da cidade onde moro para conversar sobre o potencial da ferramenta.

Percebi que não sabiam do que se tratava quando a primeira mostrou surpresa e confessou que nunca tinha ouvido falar. Confirmei minha desconfiança quanda a segunda garantiu que já havia utilizado o site, mas quando perguntei o nome de usuário afirmou que não lembrava.


Comentei que as grandes empresas já estavam utilizando, como @philipsbrasil, @nokiabrasil, @DellnoBrasil, entre outras. Não obtive outra reação além da surpresa. Pensei comigo mesmo: "Ainda é cedo, ou agências daqui ainda irão esperar muito tempo para utilizar o Twitter."

Esta semana confirmei qual das duas alternativas estava correta. O número de agências e empresas utilizando o Twitter no Brasil cresceu muito. Infelizmente, a maioria dessas iniciativas estão sendo feitas por usuários que desconhecem a dinâmica do site.

Perfis utilizados apenas para divulgar links não é a fórmula para obter relevância entre os milhares de usuários conectados ao serviço. Assim como para administrar um perfil famoso não basta um ghost writer.

  1. Rosana Hermann
    rosana Agência brasileira "especializada" em Twitter. - http://migre.me/17hy
  2. Alexandre Inagaki
    inagaki Agência "especializada" em Twitter oferece serviços como ghost writer p/empresários e celebridades: http://migre.me/17hy #FAIL (via @rosana)
  3. Carlos Cardoso
    Cardoso eu achei o máximo entre as opções para "usuários exigentes" estar a criação de "fundos personalizdos" pro twitter.
  4. blogcitario
    blogcitario A piada do dia: Agência "especializada" em Twitter tem ghost writer p/empresários e celebridades: http://migre.me/17hy (via @inagaki @vt ...
  5. Rosana Hermann
    rosana Se eu ficar desempregada vou ser Ghost Writer do Twitter do Legislativo de Pindamonhangaba. - http://migre.me/17hy
  6. PapoDeButeco.net
    PapoDeButeco RT @publiloucos @rosana Agência "especializada" em Twitter. - http://migre.me/17hy | "Oferecemos desde atualização até treinamento", ate eu
-- this quote was brought to you by quoteurl

Sim, já existe agência "especializada" em Twitter no Brasil. Ué! E como os usuários do Twitter nem sabiam que ela existia? Alguma coisa está errada... talvez falte contratar tuiteiros especializados! :D

Não podemos tirar totalmente o mérito da agência, que veio ao conhecimento dos usuários através de um site de notícias em vez do meio mais óbvio que seria o próprio Twitter, pelo menos a empresa identificou uma necessidade de mercado e já conquistou seus primeiros clientes.

Está evidente que como agência "especializada" está longe de obter relevância para quem a contratar. Mas, enquanto algumas agências pensam duas vezes antes de incluir o Twitter na sua lista de mídias digitais, quem sai na frente aproveita a demanda.

Agora, levará vantagem a agência que contratar um tuiteiro "especializado". Ou seja, um usuário relevante e experiente. Afinal, como oferecer assessoria sem possuir relevância?

E para as empresas que ainda estão em dúvida sobre a necessidade de criar um perfil, sugiro realizar uma busca pela marca para verificar a opinião dos clientes.

  1. Cristiano Casagrande
    casagrande O dia que a busca do Twitter for tão utilizada quanto a busca do Google, ninguém mais compra um modem da Claro 3G: http://migre.me/12BZ =/
  2. Reclame Aqui
    reclameaqui Claro 3G Um Desrespeito...Absurdo! - http://bit.ly/KKk4W
  3. Elias Nogueira
    eliasnogueira Viva, consegui cancelar o 3G da Claro!!!! \o/
  4. RogeR da Silva
    roggger3g alguém me ajude a cancelar o claro 3g.ninguem atende quero cancelar esse lixo, anatel faça alguma coisa por favor
  5. Lilitha
    lilitha Você e mais 2 amigos aqui, @willameee, reclamaram da 3G Claro nos últimos 10 minutos... lol
  6. flavio_flaviamelo
    flavio_flaMelo estou naufragando de 3G CLARO...que tortura!!!!
  7. Alice Umbrella
    aliceumbrella A Claro me mandou email por causa do post sobre a internet deles. É assim: CLARO 3G NÃO FUNCIONA BEM, é fato, fim do assunto, RESOLVAM ISSO.
  8. Daniel Iserhard
    iserhard @aliceumbrella Sempre curti a Claro como empresa de telefonia e contra BR Telecom, mas em relação a 3G a BR Telecom dá de 1000 na Claro
  9. Daniel Iserhard
    iserhard @aliceumbrella o meu 600kb da BR Telecom é MUITO mais rápido que 1Mb da Claro
  10. Daniel Iserhard
    iserhard Resumindo. CORRAM DO 3G DA CLARO!
-- this quote was brought to you by quoteurl

Definitivamente, o Twitter está se transformando em uma espécie de Google no que se refere a opiniões. Creio que seria interessante responder aos usuários do site que é considerado um fenômeno de comunicação :P

Siga @brazilians no Twitter para acompanhar as próximas atualizações :)

Gostou? Compartilhe! (aonde? no twitter, lógico :D)

Web Analytics